A iniciativa é resultado da parceria entre o TJRR, Ejurr, Esmat, UFT, TRE/RR e TJAC
Foto: Ejurr
Com o tema “Interconstitucionalismo Judicial na América Latina”, foi realizada a aula inaugural do Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos - Turma Norte. O evento foi realizado na Ejurr, na segunda-feira, 18 de setembro, tendo como convidado especial, o desembargador Marco Villas Boas, diretor da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e presidente do Colégio Permanente de Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem).
O Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos - Turma Norte é o resultado da parceria entre o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), a Escola Judicial de Roraima (Ejurr), a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), a Universidade Federal de Tocantins (UFT), o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) e o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). O evento foi transmitido pelo canal da Ejurr no YouTube, com acessibilidade em Libras
A parceria inédita na história da Escola Judicial de Roraima vai proporcionar que magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Poder Judiciário de Roraima ampliem a formação profissional, garantindo um incremento na prestação jurisdicional no Estado.
Durante a aula inaugural, o diretor da Ejurr, desembargador Cristóvão Suter, homenageou o diretor da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, com a entrega de uma placa em reconhecimento aos trabalhos prestados. Ele falou ainda sobre a importância da parceria e do Programa de Mestrado.
“É um dia muito importante, muito feliz. É uma parceria de sucesso entre a nossa escola, a Esmat e o TRE-RR e tem por objetivo aprimorar a prestação jurisdicional, fazer que haja de fato uma prestação jurisdicional mais próxima do cidadão, mais solidária, mais humana e mais justa”.
O diretor geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas,ressaltou a importância do mestrado e as contribuições da temática para sociedade como um todo.
“É um tema interdisciplinar, sua aplicação e sua evolução dentro do Poder Judiciário e das demais instituições que integram o sistema de justiça. Com um diálogo amplo com a sociedade, haverá possibilidade de melhor implementar e dar efetividade dos Direitos Humanos na região amazônica”.
A diretora de Pós-Graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Professora Dra. Karylleila Andrade, falou sobre a parceria institucional e sua finalidade.
“A UFT tem 35 programas e mais de 38 cursos de pós-graduação. Saber que nosso primeiro mestrado em Prestação Jurisdicional desde 2013, mais de 10 anos, agora está ofertando duas turmas fora de sede, é fantástico e o objetivo maior é qualificar servidoras, servidores e magistrados”.
A servidora do Tribunal de Justiça de Roraima, Klissia Oliveira é uma das alunas da Turma Norte do Programa de Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos.
“É uma grande satisfação enquanto profissional e como pessoa, participar dessa primeira turma. É uma oportunidade única oferecida e tenho uma grande expectativa de melhoria tanto na minha atuação profissional como na parte acadêmica”.
Após a aula inaugural, ocorreu um segundo momento com apresentação das rotinas administrativas e pedagógicas do mestrado com a participação do coordenador do Programa de Mestrado (Turma Norte) da UFT, Professor Dr. Tarsis Barreto e as representantes da Escola Superior da Magistratura Tocantinense, Débora Galan e Maria Luiza Nascimento. A primeira disciplina será ministrada no formato presencial, entre os dias 20 e 22 de setembro, na Ejurr.
Sobre a Ejurr
A Escola Judicial de Roraima tem o objetivo de planejar e executar cursos de formação inicial e continuada, além da capacitação e aperfeiçoamento de magistrados, servidores e formadores do Poder Judiciário. A instituição é mantida pelo Tribunal de Justiça de Roraima e funciona na sede administrativa do TJRR, na avenida Capitão Ene Garcez, 1696, bairro São Francisco, no quarto andar do prédio.
Fonte: Ejurr