O evento ocorreu nesta terça-feira (22), e contou com a participação de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), desembargador Jésus Nascimento, participou do seminário da Primeira Infância “Lugar de criança é no orçamento público”, nesta terça-feira, (22). O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR), em parceria com a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
O seminário ocorre no mês alusivo à conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças e suas famílias, e tem como objetivo a sensibilização dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e de todos os gestores dos municípios, a fim de unir forças para proteção das crianças na primeira infância.
Segundo o presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, o seminário possibilitou a contribuição dos três poderes numa união em conjunto para a melhoria igualitária e cuidado na primeira infância.
“
Sairemos daqui engrandecidos, pois temos que ter essa ideia de sentarmos com todos os poderes e órgãos públicos, para discutir políticas públicas, mas cada uma com seu protagonismo, pois a igualdade e oportunidade devem estar nos pilares da sociedade, e essas oportunidades ocorrerão quando dermos a total importância à primeira infância”, ressaltou.
O presidente também destacou a excelência dos trabalhos realizados pelos magistrados responsáveis pelas Varas da Infância e Juventude do TJRR, Marcelo Oliveira e Parima Veras.
O evento contou com a participação do especialista, Vital Didonet, um dos responsáveis pela elaboração da Lei 13.257/2016, que instituiu o Pacto pela Primeira Infância, e da especialista Cláudia Costin, professora universitária FGV e Harvard, ex-diretora de Educação do Banco Mundial, presidente do Instituto Singularidades.
Durante a solenidade, também ocorreu a assinatura do Termo de Compromisso do Pacto Estadual da Primeira Infância, pelas instituições presentes, além do lançamento do portal da Primeira Infância do TCE-RR.