.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

       

Ejurr vai iniciar formação de novos mediadores judiciais em Rorainópolis

As atividades serão realizadas em parceria com o Nupemec e a Comarca de Rorainópolis

FOTO ILUSTRATIVA DE UM APERTO DE MÃO ENTRE DUAS PESSOAS

Com o intuito de formar novos mediadores judiciais para atuar no município de Rorainópolis e reativar a política de conciliação no Sul do Estado, a Ejurr vai promover o curso Mediação Judicial. As atividades serão realizadas em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) e a Comarca de Rorainópolis, entre os dias 21 e 25 de agosto no Fórum Desembargador José Lourenço Furtado Portugal no município de Rorainópolis entre 8h e 12h e das 14h às 18h,

Ao todo, 30 pessoas devem participar do curso.  Entre os critérios para participação,  estão ser civilmente capaz e ter formação há pelo menos dois anos em curso de graduação reconhecido pelo MEC. Os interessados devem acessar o site ejurr.tjrr.jus.br até o dia 18 de agosto.

O formador será o diretor de Secretaria da Primeira Vara de Fazenda Pública da Comarca de Boa Vista do TJRR,  Shiromir de Assis Eda, que é bacharel em Direito, conciliador e mediador judicial. Ele terá como docente auxiliar, o técnico judiciário do  TJRR, Cristiano Rodrigues de Oliveira com experiência em mediação de conflitos.

O curso tem o formato indicado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após a fase teórica com 40 horas, os cursistas deverão cumprir 80 horas de prática por meio do estágio. Com o cumprimento de todas as fases, eles serão certificados e credenciados pelo Poder Judiciário de Roraima. Conforme cada atuação na comarca, poderão ser remunerados. de acordo com tabela do Tribunal de Justiça de Roraima.
 
Para o juiz coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Poder Judiciário de Roraima, Eduardo Álvares de Carvalho, o curso representa a retomada das atividades de conciliação e mediação nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos no interior do Estado, começando por Rorainópolis.

“O ideal é que nesse curso não sejam servidores do TJRR mas pessoas da comunidade como professores, conselheiros, servidores municipais que conhecem a realidade da região. Eles vão receber treinamento para utilizar as técnicas e futuramente vão poder conduzir um caso sem precisar de um ambiente litigioso e judicial, onde muitas vezes as partes ficam insatisfeitas. É uma forma de ajudar no diálogo, onde todos saem ganhando”. 

De acordo com o juiz, nos casos registrados em Boa Vista, normalmente quando ocorre a conciliação, as situações são solucionadas com mais celeridade, com a média de três meses, enquanto que as situações  que seguem para sentença do juiz nas comarcas demoram em média 1 ano e meio para ter uma solução.

Fonte Ejurr

 

 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte