Fotos: Nucri TJRR
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou nesta segunda-feira (24) uma cerimônia de boas-vindas para a segunda turma do programa de Residência Judicial. O programa é uma parceria entre o TJRR e a Escola Judicial de Roraima (Ejurr) e oferece aos participantes a oportunidade de trabalhar e aprender diretamente com os magistrados (as) do TJRR.
A cerimônia foi presidida pelo presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento. Ele destacou a importância social do programa e parabenizou os novos residentes pelo ingresso.
“É mais uma ação do TJ em prol da população roraimense, dando oportunidade de trabalho e aprendizado para os novos bacharéis em Direito. O Tribunal de Justiça se sente honrado nessa data por receber esses 40 jovens que, com certeza, serão o futuro do judiciário de Roraima”, disse o desembargador.
Durante a cerimônia, os residentes foram informados sobre as atividades que serão desenvolvidas no programa, conhecendo as unidades judiciais para qual serão encaminhados. A coordenadora adjunta do programa, Janaine Voltolini, destacou o principal objetivo do Residência Judicial.
“O grande objetivo da Residência Judicial é o aprendizado, tendo a prática com os magistrados em cada unidade, aprendendo toda rotina da magistratura e a atividade judicante”, disse a coordenadora.
Lillian Vitória Sales, uma das residentes da nova turma do curso, formou na área do direito em 2022. Para ela, essa é uma oportunidade essencial para os formados do Direito que almejam seguir outra área do direito.
“Vi a residência como uma oportunidade de conhecer a atuação da magistratura para quem sabe futuramente tentar a carreira. E espero conhecer de perto como funciona na prática a atuação do magistrado na prática, é interessante saber como atua uma profissão antes de se dedicar totalmente a ela”, disse Lillian.
As atividades teóricas do programa iniciaram nesta segunda-feira, 24 de julho, e a nova turma de residentes tem duração de 18 meses, findando em janeiro de 2025.
O programa de Residência Judicial é uma iniciativa importante para o TJRR, pois contribui para a formação de novos profissionais para o Poder Judiciário. Uma oportunidade de aproximar a Justiça da população, pois permite que os cidadãos e cidadãs conheçam o funcionamento do Poder Judiciário de perto.