Com o trabalho realizado, espera-se um aumento na produtividade e qualidade dos resultados dos serviços realizados pelo Poder Judiciário.
Arte: TJRR
O Programa Simplificar do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) divulgou relatório de atividades do primeiro trimestre de 2023. Durante esse período, as unidades de Apoio Indireto do Judiciário revisaram 135 fluxos e mapearam 48 processos que ainda não tinham sido mapeados. O objetivo dessa revisão era encontrar oportunidades de melhoria, otimizar a eficiência operacional e garantir que tudo estivesse de acordo com as melhores práticas.
A revisão minuciosa dos 135 processos permitiu uma análise super detalhada de cada etapa, o que nos ajudou a identificar oportunidades de otimização e simplificação. Com base nessa análise, conseguimos eliminar gargalos, redundâncias e atividades desnecessárias, tornando os fluxos muito mais eficientes.
Ao mapear os 48 processos, conseguimos documentar as melhores práticas e estabelecer padrões claros, o que promoveu a padronização e a uniformidade das atividades. Além disso, o mapeamento nos ajudou a identificar possíveis pontos de melhoria e a ter uma visão mais ampla da interação entre as atividades.
Os trabalhos foram executados seguindo uma abordagem sistemática, que envolveu as seguintes etapas: levantamento de processos, definição dos objetivos, coleta de dados, análise dos processos, identificação de melhorias e mapeamento dos processos novos.
A partir das revisões e mapeamentos realizados, espera-se que haja um aumento significativo na produtividade e qualidade dos serviços prestados. A subsecretária de Planejamento e Gestão da Qualidade da Secretaria de Gestão Estratégica do TJRR, Erika Horta, destacou a importância dessas ações para impulsionar a eficiência, a qualidade e a satisfação do jurisdicionado.
“A implementação das melhorias propostas nos processos revisados contribui para uma maior agilidade e eficácia nas tarefas das unidades. Com fluxos de trabalho mais otimizados e uma maior padronização, as equipes puderam atuar de forma mais coordenada e alinhada, evitando retrabalho e garantindo uma melhor experiência para servidores e magistrados, bem como jurisdicionados”.
Para conferir o relatório completo, é só clicar no link.