.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

PROTEÇÃO - Patrulha Maria da Penha e Maria Vai à Escola chegam a São Luiz do Anauá

 
Fotos: Nucri TJRR
 
foto colorida mostra dois policiais militares, trajando farda, e o juiz titular da comarca de São Luiz do Anauá, trajando calça jeans, blusa branca e gravata preta, em pé posando para foto. Ao lado direito está uma viatura da PM e ao lado esquerdo um carro oficial do TJRR, ambos estacionados. Todos estão em frente ao prédio da PM em São Luiz
 
Com intuito de combater a violência doméstica e familiar, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Militar (PMRR) para a implementação do programa Patrulha Maria da Penha no município de São Luiz do Anauá, interior do Estado. 
 
O acordo tem como objetivo estabelecer condições de cooperação mútua, a fim de estabelecer fiscalização, acompanhamento das medidas protetivas de urgências e assistenciais, às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
 
São Luiz do Anauá é o quinto município a assinar o Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça de Roraima, para implementação do projeto Patrulha Maria da Penha, sendo desempenhado nos municípios de Boa Vista, Caracaraí, Mucajaí e Bonfim.
 
É importante ressaltar, que conforme ocorre nos municípios que já possuem o programa, a Patrulha atua de maneira fiscalizadora do cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) deferidas, com foco principal em garantir segurança à mulher que busca a proteção judicial por meio da Lei Maria da Penha.
 
Com a assinatura dos termos, os policiais passarão por capacitações que englobam os temas de violência doméstica, tipos e sinais, impacto da violência para vítimas, crianças e sociedade, legislação pertinente, Direitos Humanos, trabalho com a rede de atendimento e enfrentamento, além da operacionalização e atuação do serviço para, então, iniciarem o serviço.
 
Além da assinatura do documento, o TJRR por meio da Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica (Cevid), realizou a capacitação de professores municipais e estaduais do município de São Luiz, com a proposta de ampliar os atendimentos do programa Maria Vai à Escola, previstos para iniciar no segundo semestre de 2022 na região.
 
foto colorida mostra servidora do TJRR, Aurilene Mesquita, em pé, trajando calça preta e calça jeans ministrando oficina de capacitação em São Luiz. Na sala de aula estão 10 pessoas sentadas em cadeiras verdes. Objetos como computador, livros e dois quadros compõem a imagem.
 
Segundo a coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica no TJRR, juíza Suelen Alves, a capacitação iniciada em São Luís faz parte do cronograma de ações fixados pela Coordenadoria para o ano de 2022. 
 
“O projeto é feito em oito aulas que, de forma lúdica, visa transmitir aos alunos o respeito para com o próximo. Significa o avanço para o interior do Estado, de uma ação que já se mostrou bem sucedida na capital. Visa discutir direitos humanos, igualdade, cidadania e a Lei Maria da Penha, um projeto de  mudança social”, destacou.
 
O juiz titular da Comarca  de São Luiz do Anauá, Raimundo Anastácio, explica que os treinamentos promovem para as escolas e a sociedade, ambientes mais seguros e livres de  discriminação, bem como impulsiona a cultura de promoção dos direitos humanos. 
 
“O programa Maria Vai à Escola em São Luiz vai auxiliar a formação dos cidadãos e cidadãs, levando conhecimentos básicos de direitos humanos, igualdade de gênero, etnia e a Lei Maria da Penha. Tais informações são ferramentas importantes para a promoção de uma cultura de não violência no âmbito doméstico e familiar”.
 
Os programas Patrulha Maria da Penha e Maria Vai à Escola fazem parte da parceria entre a Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica do Poder Judiciário de Roraima, entre  Órgãos do Executivo Municipal e Estadual, para o combate à violência contra a mulher e sensibilização sobre direitos humanos e igualdade de gênero. 
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte