.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Posto Avançado em Waimiri-Atroari emite mais de 150 carteiras de identidade

 
Primeira unidade do programa Justiça Cidadã completa dois meses de funcionamento no próximo dia 10
 
Fotos: Nucri TJRR
 

Indigenas da comunidade Waimiri-Atroari reunidos em volta de uma mesa, no posto avançado do Tribunal de Justiça instalado na região

 

Na manhã  dessa quarta-feira, 30, representantes da comunidade indígena de  Wamiri-Atroari apresentaram ao Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) os primeiros resultados do Posto Avançado do programa Justiça Cidadã, inaugurado em agosto deste ano. Em menos de dois meses, o local já expediu 152 documentos de identidade, processo conduzido pelos próprios indígenas.
 
Segundo Marcelo Cavalcante, coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Waimiri-Atroari, a reunião com o presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter, é em agradecimento pela instalação do Posto, no Núcleo de Apoio Waimiri-Atroari (Nawa), localizado na  BR-174, em Rorainópolis, na divisa com o Amazonas.
 
“Todo o trabalho é realizado por eles. Estamos em agradecimento aqui e vamos fazer agora o recebimento das carteiras para levar. Eles estão muito ansiosos para ver como saiu o trabalho deles nesta primeira etapa”, pontuou Cavalcante. Também participaram da reunião Antônio Carlos Andrade do Nascimento e Marcos Luciano Santos Carvalho, também do programa Waimiri Atroari. 
 
O presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Súter, foi quem conduziu a reunião e reforçou a importância da atuação do Posto Avançado. “É um avanço. Os documentos tem sido expedidos de maneira online, feitos na própria comunidade, é um avanço na cidadania e na prestação do serviço”, destacou o presidente.
 
O juiz titular da Vara de Justiça Itinerante do TJRR, Erick Linhares, disse que esse posto é um divisor de água na prestação jurisdicional do TJRR, pois os próprios indígenas – os kinhás, como preferem ser chamados -  podem tirar documentos e ter acesso à justiça.
 
“Isso garante a autonomia deles, que eles consigam funcionar de acordo com o calendário deles, com as datas deles, e não de acordo com a nossa. Não é somente as portas da justiça estarem abertas, mas a justiça estar na comunidade e a comunidade ter canais de acesso direto à justiça para resolver as suas demandas”, pontuou.
 
Segundo o Coordenador do Núcleo de Projetos e Inovação (NPI) do TJRR, Alcenir Souza, a instalação da unidade representa o reconhecimento de direitos aos povos tradicionais. “Agora eles podem agendar, com calma, o seu atendimento a fim de serem recebidos por pessoas de sua mesma etnia e língua, aliando assim conveniência e celeridade na prestação de serviços”
 
Justiça Cidadã - Os serviços no posto avançado foram viabilizados meio da Justiça Itinerante do Poder Judiciário, em parceria com o Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIODC/RR), prefeituras de Caracaraí e Rorainópolis, cartórios da região, além da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Receita Federal. O Ministério Publico (MPRR) e a Defensoria Pública Estadual (DPE), também atuam em parceria no desenvolvimento dos trabalhos.
 
O posto de Waimiri-Atroari é apenas o primeiro do programa Justiça Cidadã, que busca democratizar o acesso à Justiça e levar atendimento aos locais mais distantes do Estado.  A intenção do Poder Judiciário de Roraima é implantar postos de atendimento em todos os municípios não contemplados com sede de comarcas.
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte