.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Servidores do TJRR recebem treinamento para integrar Brigada de Emergência

Durante o curso são abordadas técnicas de combate a incêndio e as noções de atendimento pré-hospitalar. 

Bombeiro demonstrando como apagar um principio de incêndio

Com o objetivo de treinar magistrados,  servidores, colaboradores e agentes de segurança do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) , o  Gabinete Militar do Tribunal do Poder Judiciário, por meio da equipe do Corpo de Bombeiros que integra o TJRR, está realizando um curso de “Treinamento de Brigadista: prevenção e combate a incêndios”. 

Nesta primeira etapa, o treinamento foi realizado com os servidores do prédio Administrativo do TJRR, do dia 13 a 17 de setembro. As ações, conforme explica um dos instrutores do curso, o sargento bombeiro militar Rodrigues Filho, são para  capacitá-los como Brigadistas, a fim de atuarem como primeira resposta em uma eventual ocorrência, seja em um atendimento pré-hospitalar ou em um combate a incêndio.   

"Nós realizamos o primeiro momento do curso de maneira virtual, passando o conteúdo teórico por meio de vídeoaulas disponibilizadas na plataforma de cursos da Ejurr [Escola do Poder Judiciário]; e agora passamos para as aulas práticas, com os encontros presenciais, a fim de repassar o conteúdo, como as técnicas de combate a incêndio e as noções de atendimento pré-hospitalar”, explicou. 

Também instrutor, o terceiro sargento bombeiro militar Francisco Ventura, afirma que o direcionamento das atividades, além da qualificação, é a certificação dos participantes.  “Ocorrerá a certificação dos brigadistas para atender às leis e normas regulamentares perante o CBMRR [Corpo de Bombeiros Militar de Roraima], de acordo com a  Norma Técnica 17/2007 - Brigada de incêndio - Bombeiro Civil, da Lei Complementar 082 de 17/2004”, reforçou. 

Bombeiro demonstrando como apagar um principio de incêndio

A assessora técnica do Núcleo de Projetos e Inovação (NPI), Emanuelly Medeiros, é uma dos 35 servidores que estão participando do curso. Ela avalia que o treinamento é extremamente relevante, tanto no âmbito interno quanto externo do Tribunal de Justiça, capacitando-os para saber como agir em momentos de crise. 

 

“Podemos nos deparar com diversas situações em que serão necessários conhecimentos específicos para auxiliar possíveis vítimas, além de sermos capacitados para prestar os primeiros socorros e tarefas relacionadas ao auxílio da equipe do Corpo de Bombeiros em caso de incêndios no prédio, como mostrar as rotas de fuga, a localização da central de alarme de incêndio, a chave geral de energia e de geradores, agilizando a ação da equipe”, disse.

O subsecretário de Projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação, Felippi Tuan da Silva Figueiredo, avaliou como fundamental o curso. “Muito bom o treinamento: instrutores capacitados e pacientes. Vejo a importância no sentido real para o ambiente de trabalho e na vida pessoal também, já que o treinamento abarca desde conhecimentos para serem usados na vida, como conhecimento pra ser utilizado em uma eventual emergência no prédio”, comentou. 

A carga horária do curso é de 16 horas e aborda noções de atendimento pré-hospitalar relacionadas à avaliação inicial, análise primária, reanimação cardiopulmonar em adultos, crianças e bebês, a obstrução parcial ou total das vias aéreas por corpos estranhos em adultos, crianças e bebês, além das técnicas de combate a incêndio, utilizando os itens preventivos existentes nos prédios do TJRR, como: sistema de hidrantes e extintores de incêndio. 

O curso está sendo coordenado pela Escola do Poder Judiciário (Ejurr). Além do prédio Administrativo, o curso será levado nos próximos meses  para os servidores do Palácio da Justiça, Fórum Cível, Fórum Criminal e as comarcas do Interior.

 

Fotos: Nucri TJRR

 

 

 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte