.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

       

Concursos Públicos

Presidente do TJRR assina edital do concurso, esclarece lei de custas e fala sobre inauguração do Fórum da Cidadania

 
 
 
Em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira, 17 de junho, o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Jésus Nascimento, defendeu a nova Lei de Custas, assinou o Edital para a realização do VII Concurso Público para ingresso de servidores no Tribunal de Justiça, apresentou ações da Ouvidoria-Geral de Justiça em prol da sociedade roraimense, bem como anunciou a inauguração do Fórum da Cidadania para o segundo semestre deste ano, que funcionará no Palácio Latife Salomão.
 
A coletiva foi realizada no Espaço de Eventos do Poder Judiciário, e conduzida pelo presidente, acompanhado do ouvidor-geral Erick Linhares e do secretário-geral Henrique Tavares. 
 
Durante os esclarecimentos o presidente do TJRR , desembargador Jesus Nascimento,  também defendeu a nova Lei de Custas do Judiciário Roraimense, explicando à sociedade, que a referida norma trouxe benefícios ao jurisdicionado e à população em geral, reforçando que houve redução das taxas judiciárias em cerca de 81% dos processos ativos e, somente nas ações acima de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), ocorreu algum acréscimo.
 
O presidente apontou a utilização indevida do Poder Judiciário com a gestão de ações voltadas para ganhos financeiros por danos morais em situações corriqueiras de transtornos menores, ou recursos apenas para adiar o cumprimento de obrigações ou responsabilidades, em prejuízo àquele cidadão que realmente necessita da pronta ação do Poder Judiciário.
 
Defendeu a necessidade do Poder Judiciário desonerar o orçamento estadual, o que só ocorrerá com a nova Lei de Custas, que fará com que o litigante de quantias vultosas cubra os custos de sua ação, ao invés do contribuinte.
 
“Nós somos o menor tribunal do país, mas temos um custo dentro do orçamento estadual para manter esta estrutura. O custo é coberto pelo orçamento do estado. Nós estávamos com as despesas mais baixas do país, e sabendo disso, atualizamos a lei junto à Assembleia.”
 
Em reforço ao concurso, o presidente também se pronunciou sobre a necessidade de se cumprir a Constituição Federal que determina que o acesso ao cargo público se dá através de concurso público, com exceção de cargos em comissão como direção chefia e assessoramento.
 
A iniciativa marca um passo significativo na busca pelo fortalecimento e ampliação do quadro de servidores do judiciário no Estado, com 40 vagas para nível superior, 20 para nível médio e cadastro de reserva; o concurso não apenas promove oportunidades de carreira, mas visa melhorar a eficiência e qualidade dos serviços prestados à população roraimense. 
 
 
Na ocasião, o secretário Henrique Tavares apresentou o cronograma do certame e destinação das vagas, fazendo breve exposição sobre as datas previstas para cada fase do concurso.
 
“O concurso tem vigência por dois anos e pode ser prorrogado por mais dois anos. Todas as pessoas que forem aprovadas dentro do número de vagas devem ser nomeadas durante o período de vigência conforme edital. No ano que vem [2025], quando tivermos a informação do orçamento, conseguiremos fazer a programação de quando e quantos serão nomeados de início e ao longo do período de vigência”, reforçou o secretário.
 
Na entrevista foi exibido um vídeo institucional sobre as obras de revitalização do Palácio Latife Salomão, local onde funcionará o Fórum da Cidadania com a instalação dos três Juizados Especiais Cíveis; Turma recursal; dois Juizados da Infância e Juventude e da Vara da Justiça Itinerante; Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, todas unidades judiciais voltadas para o aspecto social, além de uma gama de serviços públicos voltados para a sociedade.
 
Por fim, o desembargador e ouvidor-geral do TJRR, Erick Linhares, se pronunciou sobre as atividades da Ouvidoria de Justiça com a efetivação do Centro de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais - CEAVICAI e a implantação da Ouvidora da Mulher, realizações concretas na busca do Poder Judiciário em dar acolhimento às vítimas de violência.
 
“A Ouvidoria é o principal canal de acesso do cidadão ao judiciário, ela explica o funcionamento do processo, presta informação. E graças ao apoio ao desembargador Jésus, temos um projeto que é o Centro de Atenção à Vítima de Crimes e Atos Infracionais. E  também estamos instalando a Ouvidoria da mulher, para somar a rede de apoio às vítimas de violência contra a mulher. O trabalho vem agregar dentro da estrutura do Tribunal”, finalizou. 
 
Todo o evento pode ser conferido no canal do YouTube do Tribunal de Justiça de Roraima. O edital com as informações completas sobre o concurso estará disponível no aqui, a partir das 20h desta segunda-feira, 17.
 
 
 
----------------------------------------
 
Texto: Nucri/TJRR
Fotos: Nucri/TJRR
Junho/2024
 

Edital 02 - VII Concurso Público do TJRR

Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte