.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

       

Slide item 1
Slide item 2

PACTO NACIONAL - Judiciário reúne instituições para construir política para a primeira infância em Roraima

 
Nesta segunda e terça-feira, dezenas de instituições que compõem a rede de proteção participam da estratégia de articulação que servirá de modelo para o país
 
Fotos: Nucri/TJRR
 
 Imagem colorida mostra o auditório do Fórum cível ocupado por servidora e servidores do Poder Judiciário de Roraima, na frente na mesa de autoridades estão os 14 representantes de instituições públicas.
 
Roraima foi escolhido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para ser uma referência no Brasil, como o primeiro a estabelecer uma política de garantia dos direitos das crianças de 0 a 6 anos, processo encabeçado pelo Poder Judiciário de Roraima. 
 
A ação é pauta da I Jornada do Pacto Nacional pela Primeira Infância, realizado nesta segunda e terça-feira (27 e 28 de fevereiro), pelo CNJ e Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima (CIJ/TJRR). 
 
Além das Varas da Infância e Juventude e de Violência Doméstica do TJRR, dezenas de instituições atenderam ao chamado do Judiciário, e se propuseram a se articular para melhorar o atendimento às gestantes e crianças na primeira infância do Estado de Roraima e suas famílias.
 
A juíza auxiliar da presidência do CNJ, Fabiane Pieruccini, explicou que Roraima é o primeiro estado visitado para a implementação desta política. 
 
“Essa escolha não é por acaso. Roraima tem um tribunal diamante, reconhecido pelas suas boas práticas, e pela importância que dá às questões referentes à infância e juventude.
 
Imagem colorida mostra a juíza auxiliar da presidência do CNJ, Fabiane Pieruccini, palestrando em pé com microfone na mão para  servidora e servidores do Poder Judiciário de Roraima no auditório do Fórum Cível.
 
Para o juiz Marcelo Oliveira, coordenador da Infância e Juventude (CIJ/TJRR), o intuito é ouvir as informações das instituições, para promover um aprendizado conjunto sobre o tema. 
 
“Nós temos muita coisa boa feita aqui, temos a melhor justiça da infância e juventude do Brasil, então a gente quer aprender e levar para os demais membros do poder judiciário a nossa perspectiva do que é desenvolvido aqui”. 
 
A primeira infância começa na vida intrauterina, então se a mãe é vítima de violência doméstica, por exemplo, isso atinge o desenvolvimento da criança. E é por isso que a ação tem a participação da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Roraima, pasta comandada pela juíza Suelen Alves. 
 
“As crianças também são vítimas indiretas da violência doméstica, por isso a necessidade de articulação para que a gente possa formar uma rede de proteção que seja abrangente e que busque uma adequação familiar, visando o  desenvolvimento da criança”, destacou a juíza. 
 
Imagem colorida mostra os representantes do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, Governo de Roraima, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Boa Vista, Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal, Ministério Público de Roraima, Defensoria Pública Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RR), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima, Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR), em pé posando para foto, entre os quais estão 8 mulheres e 8 homens.
 
Além do Poder Judiciário, o pacto conta com envolvimento de instituições como: Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, Governo de Roraima, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Boa Vista, Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal, Ministério Público de Roraima, Defensoria Pública Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RR), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima, Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR), entre outras instituições. 
 
Programação
 
O primeiro dia da Jornada foi marcado pela apresentação da proposta e troca de informações entre representantes de instituições signatárias do Pacto Nacional pela Primeira Infância com atribuições de proteção, promoção e garantia dos direitos das crianças e demais atores da rede de proteção, que podem inclusive aderir ao Pacto.
 
No segundo dia, estão previstas visitas às instalações do programa Família que Acolhe e  Hospital da Criança e Abrigo Infantil Condomínio Pedra Pintada, serviços administrados pela Prefeitura de Boa Vista. Em seguida, será realizada a construção do mapa de rede e planos de ação para elaboração de fluxos para a atenção primária, secundária e terciária integrada à primeira infância, voltadas para gestantes e crianças de até seis anos e suas famílias.
 
A ação deve ser finalizada com a constituição de um comitê regional para a implementação da Política Nacional da Primeira Infância.
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte