.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

       

Alvará de Separação de Corpos

Descrição:

Medida judicial que autoriza a saída de um dos cônjuges (marido ou mulher) ou companheiro do lar conjugal, quando a convivência se torna insustentável.Calculadora Judicial:

Procedumento:

A(o) interessada(o) deve procurar um advogado. Caso não tenha condições financeiras de contratar advogado poderá procurar a Defensoria Pública do Estado ou, nas cidades onde ela não atua, a Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Pergunta e Respostas:

O que é a separação de corpos e qual sua importância?
É uma espécie de atestado que autoriza o marido a deixar de viver com a mulher sob o mesmo teto. Ou vice-versa. O alvará de separação de corpos, concedido pelo juiz, só será necessário quando houver o interesse de regularizar a separação de fato dos cônjuges, liberando-os do dever de coabitação, isto é, de viver sob o mesmo teto. Serve também, em princípio, para fixar a data do término do regime de bens e outros prazos importantes.
 
Em que casos é realmente necessário desfazer o casamento na Justiça?
Quando um dos cônjuges resolver adquirir bens após a separação de fato ou pretender casar-se novamente. Também se impõe sempre que haja interesse na partilha dos bens e na atribuição de pensão alimentícia a uma das partes. Fora isso, o casal pode simplesmente permanecer separado de fato, particularmente se não tem filhos nem patrimônio a dividir. Ou então não tem nenhuma obrigação de ajuda financeira um com o outro.
 
Um só advogado pode atender marido e mulher?
Em tese sim, principalmente se for amigável. Caso haja litígio, é melhor haver um advogado para cada uma das partes. O profissional poderá sugerir ao cliente a conduta mais adequada a ser adotada em seu caso específico.
 
Qual o momento de procurar um advogado?
Quando o marido ou a mulher sentirem que as desavenças se tornam cada vez mais freqüentes, ou que, independentemente delas, a vida conjugal está se tornando inviável. Isso porque, se previamente orientado, o cônjuge terá tempo suficiente para não só reunir a documentação necessária como também as provas que, no futuro, serão imprescindíveis ao processo.
 
De quais documentos o advogado precisa?
Em primeiro lugar, há o básico: certidão de casamento, pacto antenupcial (se houver), certidão de nascimento dos filhos, comprovação de valores dos imóveis e declaração de imposto de renda. Além disso, é preciso juntar provas dos motivos que justifiquem o pedido de separação (adultério, agressões, alcoolismo). Exemplos: boletim de ocorrência, exame de corpo de delito, fotos, gravações, cartas, atestados médicos e e-mails, entre outros.

 

Artigos Relacionados:

Leis: 

Botão Leis

Localização:

Botão de localização no Google Maps

Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte