ACESSIBILIDADE   | INTRANET  |  ACESSO À INFORMAÇÃO  |  SIC-OUVIDORIA   Botão Instagram TJRR   Botão Facebook TJRR   Botão Youtube TJRR   Botão Twitter TJRR

Núcleo de Auditoria Interna

A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria, criada para agregar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela auxilia a organização a atingir seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada à avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

No âmbito do TJRR, o Núcleo de Auditoria Interna – NAI é a unidade responsável por planejar e realizar auditorias, inspeções e fiscalizações, bem como prestar consultoria e aconselhamento acerca do grau de maturidade dos processos de Gerenciamento de Riscos Institucionais, Controles Internos e Governança, com o objetico de adicionar valor ao desempenho organizacional quanto aos aspectos de eficácia, eficiência, economicidade e efetividade dos planos e ações do TJRR.

A unidade de auditoria interna reportar-se-á:

I – funcionalmente, ao órgão colegiado competente do tribunal, mediante apresentação de relatório anual das atividades exercidas, observado o disposto no art. 5º, § 2º, da Resolução CNJ nº 308/2020; e

II – administrativamente, ao presidente do tribunal.

A unidade de auditoria interna baseia-se no plano estratégico do TJRR para elaborar as diretrizes de longo prazo da auditoria interna. O referencial estratégico compreende a missão, a visão, os valores e os fatores críticos de sucesso preponderantes para a unidade de auditoria interna. Assim, o referencial estratégico ou identidade estratégica evidencia aos servidores da unidade e a todos os demais servidores do TJRR os principais objetivos da unidade de auditoria, onde a unidade pretende chegar e quais os valores a unidade pretende seguir, de modo que o exercício da atividade de auditoria contribua para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.

 

MISSÃO

Agregar valor às operações organizacionais auxiliando a Alta Administração do Poder Judiciário no alcance dos objetivos institucionais.

 

VISÃO

Ser reconhecida como referência na realização de auditorias e consultorias que agreguem valor ao cumprimento dos objetivos institucionais.

 

VALORES

Ética, Aderência às Normas Legais, Autonomia Técnica e Objetividade, Atuação Objetiva e Isenta, Confidencialidade, Honestidade, Integridade, Proficiência e Zelo Profissional.

 

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

São fundamentais para a unidade de auditoria interna no cumprimento da missão:

a) Objetividade: esse fator fundamenta-se nos pilares da integridade, da responsabilização e da independência. A auditoria interna pauta-se pela integridade ao alinhar-se de modo consistente a valores, princípios e normas éticas voltados ao sustento e priorização do interesse público em suas atribuições. A responsabilização está no ato de a auditoria interna buscar a demonstração de que os recursos foram geridos e controlados, em conformidade com as leis, para o alcance dos objetivos e metas. É dessa forma que a unidade de auditoria se consubstancia em fonte objetiva de avaliação e consultoria independente para a governança e a gestão do Tribunal.

b) Comunicação: a adequada comunicação propicia um clima de confiança, tanto internamente quanto nas relações com outras unidades. Esse fator envolve requisitos relacionados a assertividade, efetividade e alinhamento. A auditoria interna busca ser assertiva com as partes interessadas, de forma a promover a eficácia e a efetividade por meio de sua atuação, bem como busca alinhar o conhecimento e as expectativas em relação aos trabalhos de auditoria.

c) Alinhamento estratégico: este fator relaciona-se com a busca pela melhoria contínua, o foco em resultados e a significância dos objetos de auditoria. A auditoria interna visa a melhoria contínua dos processos de trabalho e dos resultados, planejando sua atuação com base na significância do objeto auditado para a estratégia do Tribunal e de forma alinhada com os planos das unidades e com a estratégia organizacional.

Botão Instagram TJRRBotão Youtube TJRRBotão Facebook TJRRBotão Twitter TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos
Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198.2800 - Palácio da Justiça
3198.4700 - Fórum Cível
3194.2699 - Fórum Criminal
3198.4900 - Prédio Administrativo
36215100 - Vara da Infância e Juventude

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086