.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

Justiça Comunitária promove Oficinas e Palestras para fortalecer a convivência escolar no terceiro trimestre de 2024

Oficinas, palestras em prol da valorização, certificações, reuniões e visitas técnicas nas redes de ensino marcaram o terceiro trimestre de 2024 do Programa Justiça Comunitária.



A coordenadora do Programa Justiça Comunitária do TJRR, Marcelle Wottrich, explica que a cada trimestre a programação visa atender as demandas recebidas pelas escolas.

“Neste terceiro trimestre conseguimos realizar seis oficinas envolvendo o público discente e docente das escolas, além de palestras, visitas e reuniões. A demanda recebida pela escola é espontânea, logo as ações variam entre os temas."

As atividades do trimestre começaram em julho com a palestra “Autocuidado e Inteligência Emocional”, ministrada para merendeiras e nutricionistas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEED), na Escola Estadual Professora Maria das Neves Rezende, e posteriormente na Comunidade Indígena Morcego.

Nas escolas estaduais, o programa desenvolveu atividades que abordaram temas importantes para a convivência escolar. Entre elas, a palestra “ Bullying : Vamos bater um papo?”, destinada aos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz, e o “Círculo Transformativo - Valores”, que promove reflexões e escuta qualificada, direcionado aos servidores da Escola Estadual Doutor Ulysses Guimarães.

Para incentivar um ambiente escolar mais colaborativo, foram realizadas as oficinas “Líderes pela Paz”, voltada aos representantes de turmas, e “Roda de Conversa: Comunicação Não Violenta”, ambas no Colégio Estadual Militarizado Professor Camilo Dias.

Além disso, a oficina “Protagonismo Juvenil” foi ministrada para pais e alunos do período noturno da Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz, e a atividade “Eu te vejo” foi realizada na Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto, promovendo a conexão entre os participantes por meio de escuta ativa e reflexões sobre o valor das relações interpessoais.

A Coordenadora reforça que em cada ação desenvolvida tem um espaço individual para os alunos que desejam conversar.

“Reservamos um espaço para que os alunos possam fazer perguntas e esclarecemos sobre a necessidade de buscar ajuda. Existem situações em que alunos pedem para conversar em particular com a palestrante ou solicitam encaminhamento para atendimento com psicólogo”

Em setembro, as atividades alcançaram mais de 1800 alunos. As ações iniciaram com a roda de conversa “Conte Comigo”, realizada no Fórum Cível, reunindo alunos da Escola Estadual Monteiro Lobato, Escola Estadual Ayrton Senna e servidores Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFOR).

No Colégio Estadual Militarizado Pedro Elias Albuquerque Pereira, os estudantes participaram da palestra “Bem Me Quero”, que abordou temas como autoconhecimento, empatia e protagonismo juvenil. A palestra também foi levada a outras instituições, incluindo a Escola Mário David Andreazza, a Escola Professora Maria das Neves Rezende e a Escola Estadual Girassol.

 



Para ampliar o alcance das iniciativas, a equipe do Programa Justiça Comunitária reforçou a divulgação do E-book “Dia de Sol”, realizando visitas à Escola Estadual Buritis, Escola Estadual Francisca Elzika de Souza Coelho, Escola Estadual Costa e Silva e Escola Estadual Girassol. O material oferece recursos e orientações sobre saúde mental voltados para jovens.

Além das ações com os estudantes, o programa promoveu encontros com profissionais e cuidadores para fortalecer a rede de apoio às crianças e adolescentes. As reuniões envolveram equipes do Abrigo Infantil Condomínio Pedra Pintada, orientadores do Colégio Estadual Militarizado Professor Camilo Dias, e da Escola Estadual Professora Maria das Neves Rezende.

 



Texto: Emily Soares - Estagiária de Jornalismo  
Foto: Nucri
Novembro/2024 Nucri/TJRR

Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte