Biblioteca Virtual
BIBLIOTECA VIRTUAL JURÍDICA
Bases de pesquisa exclusivas para magistrados e servidores.
Disponibiliza bases de dados digitais nacionais e internacionais:
Pesquisa/Empréstimo
Recupere aqui a localização das obras impressas (livros, diários oficiais e documentos institucionais).
Realize renovações e reservas.
Acesso via intranet, internet e móbile.
Empréstimo
Usuários internos: Magistrados e servidores - 4 livros pelo prazo de 15 dias, sendo indispensável, o uso da identidade ou crachá funcional e o credenciamento para acesso ao sistema.
Para usuários externos é permitido o acesso para consulta local do acervo e acesso a internet para pesquisas acadêmicas e a Biblioteca Virtual Jurídica do Tribunal.
Principais serviços
- Empréstimo de livros (para usuários internos);
- Pesquisa de doutrina e legislação
- Normalização de publicações do Tribunal
- Orientação à pesquisa e treinamento de usuários
- Estação de pesquisa – catálogo on-line de obras impressas e Biblioteca Virtual Jurídica (BVJur)
- Para saber mais, consulte o Regulamento Biblioteca
Apresentação
BIBLIOTECA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE RORAIMA
Biblioteca especializada na área jurídica. Sua missão é fornecer informação em doutrina e legislação necessárias para subsidiar as atividades judicantes e administrativas do Tribunal. Seu acervo abrange as áreas de Ciências jurídicas, Administração pública, Tecnologia e gestão da informação e da Comunicação, Gestão de pessoas, é composto por livros, folhetos, periódicos, diários oficiais e documentos institucionais impressos. Mantém uma Biblioteca Virtual com conteúdo digital de todas as áreas do Direito e de Normas Técnicas Brasileiras (NBR). Dispõe de salas para estudo individual e em grupo. A sala do Projeto Biblioteca Virtual disponibiliza acesso a internet / rede wi-fi para pesquisas acadêmicas aos usuários em geral (público interno e externo).
Para saber mais consulte o regulamento da Biblioteca. O texto final ficará: Para saber mais consulte o regulamento da Biblioteca , o regulamento de empréstimo de notebooks e tabletes , e o regulamento sobre multas e sanções relativo ao empréstimo.
Horários
A Biblioteca funciona para o público interno e externo de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 15h, de acordo com a Port. SG 07/2019.
Como Chegar
Endereço: Prédio Administrativo Luiz Rosalvo Indrusiak Fin.
Av. Ene Garcez, 1696, São Francisco, Boa Vista- RR - CEP: 69305-135
Entre em contato
Biblioteca: (95) 3198-2842 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Subsecretaria de Gestão Documental: (95) 3198-4138 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
BIBLIOTECÁRIAS
Carta de Serviços
HISTÓRICO
A Biblioteca foi criada em 1992, um ano após a instalação do Tribunal de Justiça de Roraima. A princípio, funcionou no Prédio do Fórum Civil e em 1992, após a inauguração da nova sede do Palácio da Justiça, foi transferida para um amplo espaço no segundo piso. Em 1995 passou a contar com um profissional bibliotecário, que em 1999 foi o responsável por lançar o informativo com sumários de periódicos e em 2000 automatizou o acervo bibliográfico com o software livre MicroIsis. Em 2004, a medida do crescimento das necessidades informacionais dos usuários, passou a controlar os atos normativos editados pelo Tribunal e a legislação pertinente, por meio do sistema eletrônico Pro-Biblioteca, criado internamente. Em 2007, a Biblioteca passou a contar com dois bibliotecários, que em 2012 foram os responsáveis pela implantação do software de gestão de Biblioteca para revitalização da oferta de produtos e serviços, com acesso a pesquisa no catálogo on-line e a opção de renovação e reserva de empréstimos pela internet. Em 2014, inaugurou a Biblioteca Virtual Jurídica (BVJur) com plataformas de pesquisas composta por base de dados, bibliotecas digitais jurídicas e normas técnicas da ABNT/ISO. Em 2017, mudou-se para a Sede Administrativa – Ed. Luiz Rosalvo Indrusiak Fin, com espaço apropriado e ambientado para satisfação do usuário, adequado aos princípios de acessibilidade. Em 2019, iniciou a organização dos atos normativos resultando no produto Base Virtual de Atos Normativos, que permite ao usuário acessar o texto na íntegra do ato e correlacionamentos com outros atos até sua revogação, como parte do projeto de memória institucional do TJRR.
PÚBLICO-ALVO
Magistrados, servidores e colaboradores do Tribunal de Justiça, gestores, profissionais e operadores de Direito, pesquisadores, estudantes e qualquer cidadão interessado em informações jurídicas, normativas e legislativas.
CIRCULAÇÃO
A Biblioteca pode ser utilizada por todo cidadão. Possui espaço para pesquisa e leitura e uma equipe apta para o atendimento ao público. Todo o espaço está devidamente sinalizado.
SERVIÇOS OFERECIDOS
CONSULTA AO ACERVO - Qualquer cidadão pode consultar as publicações impressas. Para isso, deve solicitá-las à equipe de atendimento, informando título, autor e/ou assunto de interesse. O acesso direto ao acervo é facultado à clientela interna da Biblioteca.
CONSULTA AOS CATÁLOGOS ON-LINES - Todo cidadão pode realizar pesquisa online no acervo para obter conhecimento do acervo bibliográfico impresso disponível, na página principal da Biblioteca, em: http://www.tjrr.jus.br/na aba carta de serviços ao cidadão/biblioteca/Pesquisa e empréstimo/Consulta ao acervo.
CONSULTA PRESENCIAL - Ao visitar a Biblioteca, o cidadão terá diversos títulos à disposição, na íntegra, para leitura pela internet, por meio das estações de pesquisa para acesso ao conteúdo digital, como plataformas digitais especializadas em Direito e ainda acesso ao acervo de publicações impressas e materiais audiovisuais e demais ambientes.
ATENDIMENTO POR E-MAIL - Todo cidadão pode entrar em contato por meio do endereço eletrônico para solicitar pesquisas e demais necessidades informacionais, como orientações quanto ao uso da Biblioteca, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O tempo de atendimento é de dois dias úteis, em média.
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA - Serviço de pesquisa mais detalhada, que é oferecido exclusivamente aos magistrados, servidores e colaboradores do Tribunal. Utiliza-se as coleções institucionais: Acervo Geral e as bases de dados e bibliotecas digitais, entre outras. O tempo de atendimento é de dois dias úteis, em média, mas pode variar conforme a complexidade da pesquisa.
PESQUISA LEGISLATIVA - Serviço oferecido a qualquer cidadão, que tem por objetivo recuperar atos normativos emanados do Tribunal por meio de consulta à Base de Dados de Atos Normativos e aos diários oficiais impressos. Os atos normativos, em formato eletrônico, serão enviados para o e-mail do usuário. Se houver necessidade, a Biblioteca poderá fornecer cópias autenticadas, conforme previsto na norma interna. O tempo de atendimento é de um dia útil, em média, mas pode variar conforme a complexidade da pesquisa.
NORMALIZAÇÃO DE PRODUÇÕES DO TRIBUNAL - Serviço interno que visa à aplicaçãode normas técnicas (NBR/ABNT) e regras relacionadas à elaboração de documentos técnico-científicos, exclusivo para as unidades responsáveis por edições produzidas pelo Tribunal e sobre ele publicadas oficialmente.
COMPUTADORES PARA ACESSO À INTERNET E PESQUISA - Todo cidadão pode utilizar as estações de pesquisa on-line. O tempo de permanência é de até uma hora, podendo ser prorrogado, caso não haja fila de espera. Não é permitido imprimir ou utilizar pen drive nos equipamentos. Para utilização, é necessário cadastro com apresentação de documento oficial com foto.
ORIENTAÇÃO À PESQUISA - Serviço oferecido a todo cidadão. O treinamento de acesso às fontes de informação em Direito é realizado, de forma presencial, por telefone ou esporadicamente, conforme solicitação, por algum setor ou grupo de usuários. É necessário agendamento por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O QUE FAZER PARA UTILIZAR OS SERVIÇOS DA BIBLIOTECA
CADASTRO DO USUÁRIO - Será necessário a qualquer cidadão que queira utilizar os computadores de pesquisa. O empréstimo de publicações impressas é facultado somente à clientela interna do Tribunal. Ambos serão feitos pela equipe de atendimento mediante apresentação do documento de identificação funcional (crachá) ou documento oficial com foto.
CONSULTA LOCAL DE TÍTULOS
Consulta local é facultada a qualquer cidadão. O acervo de periódicos, Diários Oficiais e audiovisuais só pode ser acessado por meio da equipe de atendimento. Em hipótese alguma estes poderão ser emprestados. Acesso às plataformas de conteúdo digital pelos terminais de pesquisa disponíveis na Biblioteca.
EMPRÉSTIMO
Serviço exclusivo para clientela interna, o empréstimo de livros e folhetos é autorizado por um prazo de 15 dias consecutivos, limitado a quatro títulos.
RENOVAÇÃO
A renovação pode ser feita de forma on-line, por telefone, email e presencial, pelo usuário, caso o título não esteja reservado.
RESERVA
A reserva pode ser feita on-line e presencialmente, por telefone ou e-mail. Periódicos e materiais especiais não podem ser emprestados, estando disponíveis apenas para consulta local.
PRODUTOS OFERECIDOS
ESTAÇÕES DE PESQUISA - São disponibilizados terminais com notebooks com o fim de ampliar o acesso à informação, acesso ao catálogo on-line e às bases de dados e bibliotecas digitais jurídicas. O serviço é prestado, sob demanda presencial.
BASE DE ATOS NORMATIVOS - Trata-se de uma base de dados de atos normativos emanados do Tribunal e legislação pertinente que disponibiliza leis estaduais, resoluções, portarias, provimentos, recomendações na íntegra em formato eletrônico disponível neste portal.
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL - Trata-se de uma base de dados composta por material bibliográfico gerado no âmbito do Tribunal de Justiça como um recurso informacional para o usuário da Justiça.
BIBLIOTECA VIRTUAL JURÍDICA (BV-JUR) - Página no site do Tribunal que reúne e disponibiliza acesso às fontes de informações especializadas em Direito, nacionais e internacionais e as normas técnicas ABNT/ISO. Ainda que seja de uso exclusivo dos magistrados, servidores e colaboradores do Tribunal, qualquer cidadão, ao comparecer à Biblioteca poderá solicitar acesso pelos terminais de pesquisa.
BOLETIM DE PUBLICAÇÕES INCORPORADAS AO ACERVO FÍSICO
Divulga as publicações impressas recém-incorporadas ao acervo da Biblioteca. Está disponível na página de pesquisa da Biblioteca, neste portal.
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES (PDC)
Objetiva estabelecer critérios e diretrizes para seleção e aquisição de obras, indiferente de seu suporte, físico ou eletrônico, por meio de compra, doação e permuta. É por meio da avaliação do acervo existente, que os títulos que devem ser descartados são identificados. A PDC acompanha as necessidades informacionais dos usuários, decorrentes da inserção de novas tecnologias e demais mudanças provenientes do planejamento estratégico do Tribunal.
DOAÇÕES E DEPÓSITO LEGAL
As doações devem ser entregues à Biblioteca, sendo obrigatório o preenchimento do Termo de Doação. Teses e dissertações que tenham como temática o Tribunal e a justiça devem ser entregues em formato eletrônico e mediante a assinatura do Termo de Autorização para disponibilização no Repositório Institucional, em cumprimento ao Depósito Legal (Art. 14 do Regulamento da Biblioteca – Portaria 1.091 de 25.09.2018).
A Biblioteca é a depositante legal de toda a produção técnica gerada no âmbito do Tribunal oriunda das unidades judiciais e administrativas, a fim de manter atualizado o Controle Bibliográfico institucional.
VISITE A BIBLIOTECA!
ATENDIMENTO PREFERENCIAL
RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES
⮚ Presencialmente, diretamente a Ouvidoria-Geral da Justiça, vizinho à Biblioteca, neste endereço:
Prédio Administrativo Luiz Rosalvo Indrusiak Fin.
Av. Ene Garcez, 1696, São Francisco, Boa Vista- RR - CEP: 69305-135
Tel.: (95) 3198-4759 / 0800 280 9551
⮚ Virtualmente, nos endereços eletrônicos abaixo:
Site: http://www.tjrr.jus.br/index.php/ouvidoria-queremos-ouvir-voce
E-mail; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Balcão Virtual para atendimento por videoconferência: https://balcaovirtual.tjrr.jus.br/